quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Discutir Currículo na escola: compromisso de todos/as


Hoje na EMEF Ernani Silva Bruno, onde sou coordenadora pedagógica realizou-se mais uma Reunião Pedagógica. Gostaria de pontuar aqui que as reuniões pedagógicas nessa escola realmente tratam de assuntos pedagógicos. Converso com muita gente que me relata que as RPs em suas escolas são utilizadas para tratar de questões burocráticas, administrativas ou para apreciação de PPTs de auto-ajuda. Para mim e para a equipe gestora da escola em questão, é ponto de honra discutir questões pedagógicas, tão caras a todos/as nós e tão necessárias se a idéia é desenvolver um trabalho que melhore a cada dia, semana, semestre, ano e a longo dos anos. Isto posto, gostaria de compartilhar com vocês um pouco do assunto discutido, por acreditar que é importante ampliar a discussão para além dos muros desta escola em questão e trocar idéias a respeito.

O assunto discutido foi CURRÍCULO. Um início de discussão claro, mas um início instigante. Usamos um PPT elaborado por Alexandre Saul, doutorando em Educação: currículo pela PUC/SP e filho da professora da mesma instituição, Ana Maria Saul. Esse material foi utilizado em uma reunião de setor com gestores/as das escolas da região do Jaraguá (onde Alexandre estava presente e conduziu o encontro) e avaliamos que seria interessante socializar a discussão com todos/as da escola. E o professor Alexandre Saul autorizou o uso do material, portanto, os créditos são todos dele.

No início, a questão colocada foi: currículo: o que tira o sono de vocês?

Após as colocações da equipe docente, indagamos: o que é currículo?

Em seguida, mostramos algumas imagens e perguntamos quais delas o grupo acreditava que tinha a ver com currículo.

Depois, mostramos a definição de currículo do Houaiss (dicionário on-line) e em seguida apresentamos algumas definições de currículo a partir de diferentes estudiosos/as do tema. A idéia era conhecer diferentes conceitos a respeito de currículo para que isso subsidiasse a construção de um conceito de currículo da EMEF Ernani Silva Bruno.

A discussão foi muito produtiva, mas publicarei apenas depois que vocês participarem aqui postando suas próprias reflexões:

1) Currículo: o que tira o sono de vocês?
2) O que é currículo?

Aguardo interações e em breve conversaremos a respeito!

Edna Telles