sábado, 2 de outubro de 2010

Você sabe o que é gênero?


Segundo Joan Scott, historiadora social, feminista, norte americana, GÊNERO "é um elemento constitutivo das relações sociais baseado nas diferenças percebidas entre os sexos" e ainda "gênero é uma forma primeira de dar significado às relações de poder". As diferenças entre os sexos são percebidas e a partir dessa percepção cada sociedade cria representações sobre o masculino e o feminino. Essas representações são CONSTRUÍDAS socialmente, historicamente e culturalmente. Muda nas diferentes épocas e culturas e por ser histórica, é passível de transformação. A questão que nos interessa é: como essas representações são construídas? A partir de relações de poder em uma sociedade androcêntrica (o homem como centro do universo) aonde as diferenças entre homens e mulheres são entendidas de forma valorativa. Nesse entendimento, a maioria das características consideradas femininas são julgadas como inferiores, criando uma hieraquização dessas diferenças que, consequentemente, gera desigualdades e opressões.

Porque é importante discutir gênero na escola?
Qual a relação entre a escola e as desigualdades de gênero em nossa sociedade?
Você já presenciou preconceito de gênero na escola e/ou instituição onde você trabalha?

Deixe seu comentário, respondendo à essas questões!

Opinião dos/das leitores/as

A escola que temos promove uma educação inclusiva? Qual sua opinião? Justifique sua resposta. Deixe seu comentário...

EMEF Ernani Silva Bruno

A EMEF Ernani Silva Bruno é a escola municipal de ensino fundamental a qual eu sou coordenadora pedagógica junto à colega Franciele. A escola tem aproximadamente 600 alunos e alunas, funciona em dois turnos e é uma das escolas que participou do Projeto UCA (um computador por aluno) na fase pré-piloto qeu iniciou-se em 2007. A escola recebeu laptops educacionais de baixo custo (modelo XO - OLPC) para utilizá-los introduzindo-os como ferramenta a favor do ensino e aprendizagem. Confira em breve neste blog o trabalho desenvolvido e os resultados alcançados.


Apresentando meu blog

Olá a todas e a todos!
A ideía desse blog é publicar e discutir com o público em geral, mas principalmente com as pessoas interessadas na área de Educação, assuntos relacionados ao tema anunciado: diversidade e também uso das TIC´s na escola. Interessa-me discutir as relações de gênero nas práticas escolares, as questões de ensino de história e cultura afro-brasileira e africana e também os desdobramentos do Projeto UCA (um computador por aluno), que é uma política pública do governo federal. Em breve disponibilizarei aqui maiores informações a respeito. Abraços a todos/as!