domingo, 12 de fevereiro de 2012

O início de um ano letivo...


Olá a todas e a todos que acompanham este blog ou que caíram nele por algum motivo nesse momento. Sou coordenadora pedagógica de uma Escola Pública Municipal da cidade de São Paulo e gostaria de compartilhar com vocês como foi o retorno dos/das docentes em mais um ano letivo. A equipe gestora bem antes do retorno dos/das professores/as, já começa a refletir sobre como preparar esse retorno para que dê base para pensar as ações na escola durante todo o ano, de que forma propor as reflexões, quais reflexões propor, enfim, para nós, esses três dias (apenas!) de reflexão são muito relevantes e, conseqüentemente, precisam ser minuciosamente preparados/das.

A equipe gestora pensou então que seria de extrema relevância iniciar discutindo o PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola. É a linha mestra da Instituição, é o que delineia as ações, é aquilo que deve ser revisitado a cada dia. Nosso PPP constitui-se de objetivos, carta de princípios e reflexões que devem permear a construção do currículo. Pensou-se também que seria interessante voltarmos às questões colocadas pela própria equipe docente na Avaliação da Unidade Escolar no fim de ano anterior. A necessidade de pensarmos posturas docentes comuns em relação a questões práticas da escola também foi pauta das reuniões e, ainda, o planejamento dos primeiros dias de aula com os/as alunos/as.

Como é prática em nossas reuniões (dada a necessidade de incluirmos outras linguagens em nosso universo cultural), utilizamos também a literatura e a música como sensibilizadoras para as discussões propostas. Sendo assim, no primeiro dia ouvimos a música Isso é só o começo, de Lenine e foi lido o texto “Confraternização escolar”, de Castelo (escritor e compositor nascido no Piauí). Em seguida, passamos à apresentação dos/das professores/as e funcionários/as novos/as e então à discussão do PPP.

No segundo dia, a leitura feita foi o texto de Affonso Romano de Sant´Anna, “Desaprendendo a lição” e a música de Gabriel Pensador, Estudo errado. Após a apreciação da música e da leitura, passamos a discussão dos encaminhamentos para 2012 a partir de avaliação feita ao final do ano letivo de 2011. Entre os encaminhamentos (que daria discussão para outros textos) estão: a necessidade de grupos de trabalho interdisciplinares para acompanhamento discentes que apresentam dificuldades de aprendizagem ou outras. Dentro disso, pontuou-se a necessidade de estabelecimento de critérios para criação dos grupos de alunos/as; formação contínua de docentes com o tema da avaliação interna e externa; realização de reuniões de pais, mães e responsáveis no período noturno para as famílias que trabalham durante o dia e não podem comparecer outro horário; realização de reuniões formativas com as famílias para discutir temas de interesse; planejamento conjunto entre último ano do ciclo I (quarta-série) e primeiro ano do ciclo II (quinta série); desenvolvimento de pesquisa científica em todo o ensino fundamental, com defesa de TCC (Trabalho de conclusão de curso) na oitava série (nono ano do ensino fundamental de 09 anos); formação docente para uso das TIC´s (Tecnologias de informação e comunicação) para além do uso da Internet, explorando todos os recursos dos laptops educacionais “XO” do Projeto UCA (Um computador por aluno), entre outros.

No terceiro dia, ouvimos a música Livros, de Caetano Veloso e foi lido o texto “Texto para leitura”, de Fernando Bonassi (que fala sobre livros). Em seguida, discutimos as posturas docentes comuns em relação à atitudes com os/as alunos/as dentro e fora de sala de aula e também em relação à didática, pontuando, por exemplo, a necessidade de dinamizar as aulas, trabalhar mais interdisciplinarmente e em conexão com Professor Orientador de informática Educativa e Professor Orientador de Sala de Leitura, trabalhar de forma que o/a aluno/a seja  mais ativo/a, trabalhar com pesquisa científica, trabalhar com o desenvolvimento de Projetos (com proposta de formação docente pela coordenação, feita em horários coletivos), dar continuidade ao projeto de brinquedos e brincadeiras em todo o Ensino Fundamental e introduzir as novas tecnologias no desenvolvimento do trabalho. Após pontuarmos as questões explicitadas, a idéia era a dos/das professores/as pensarem na recepção dos/das alunos/as, com atenção especial às crianças de 06 anos que chegam para o primeiro ano e aos/as alunos/as da quinta série (sexto ano) que mudam de ciclo e precisam organizarem-se frente à tantas novidades.

Mais um ano letivo inicia-se e com ele, muito trabalho pela frente. Sempre pensando na construção da escola pública que queremos. Até a próxima!

Bibliografia citada:

CASTELO. Confraternização Escolar. In: Blônicas, Ed. Jaboticabas, SP, 2005.

SANT´ANNA, Affonso Romano de. Desaprendendo a lição. In: Coleção Melhores Crônicas, Global, SP, 2003.

BONASSI, Fernando. Textos para leitura. In: Dentro de um livro (autores diversos), Editora Casa da Palavra, RJ, 2005.