quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A você: professora, professor...

Gostaria de – nessas poucas linhas – poucas para expressar algo que é tão profundo... gostaria de agradecer a todas as professoras e professores que conheço e os que não conheço também... agradecer pelo trabalho desenvolvido esse ano, por acreditar na Educação Pública de Qualidade e por buscar essa qualidade a cada dia. Falo isso agora pensando nas professoras e professores que trabalham comigo na EMEF Ernani Silva Bruno... semana passada li uma a uma as avaliações individuais de cada uma/um e confesso que me emocionei pois sei que cada uma/um de vocês procura dar o seu melhor na escola. Acertando, errando, mais sempre com um objetivo em comum: uma sociedade melhor, a partir do trabalho com essas meninas e meninos. É no dia-a-dia da escola que vivemos essa construção... na preocupação com a  criança que ainda não aprendeu a ler e a escrever, na preocupação em acolher os/as pequeninos/as que ali chegam com 6 anos, na preocupação em acolher e envolver os/as adolescentes que chegam ao fundamental II, no aprendizado do uso das novas tecnologias para inserir meninas e meninos na cultura digital, na preocupação com as escolhas que se faz para o planejamento, na preocupação com as crianças com necessidades educativas especiais, na preocupação com a inclusão das crianças que já estão na escola, buscando sempre uma educação que realmente trabalhe com a diversidade na perspectiva da equidade. Sei que são tantas as dificuldades... e analisá-las de forma isolada seria simplista demais... não há soluções fáceis para problemas complexos!
O desafio é muito grande ainda para conseguirmos uma sociedade e uma escola que garanta direitos básicos a todas e a todos. Mas estamos no caminho e é nesse dia-a-dia que vamos construindo a mudança. Por saber que o caminho é longo e difícil, mas gratificante também é que desejo a todas e todos boas festas e que em 2011 possamos continuar lutando por um mundo melhor, com muita saúde para encarar todos os desafios que ainda temos!

Muito obrigada!

Edna Telles

4 comentários:

  1. Edna, querida,

    desejo que você, em 2011, continue fazendo este trabalho maravilhoso.

    Parabéns! A Educação Pública deve ter orgulho de poder contar com uma profofissional como você!

    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Continuando seu pensamento, atrevo-me a dizer que nós cidadãos temos por objetivo a felicidade e enquanto educadores que somos, podemos nos pautar na preparação para essa felicidade.
    Obrigada e que 2011 seja uma conquista ainda maior para esse caminho, mesmo que seja como você mesmo disse, com erros e acertos. Desde que estes erros não sejam prejudiciais, eles nos enriquecem por agregar em nós mais conhecimento.
    Um grande abraço!
    Márcia Ribeiro Pitta

    ResponderExcluir
  3. Olá, Edna, muito bacana sua fala! Saber que temos alguém como você no Ernani é muito gratificante e transmite uma certa segurança. Mesmo sabendo que falhamos ás vezes, é preciso rever os erros e aprender com eles, sempre com a devida intervenção, e esse papel você faz bem! Que bom que em 2011 estaremos juntas de novo! Feliz 2011! beijos!
    Edininha

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Carol, Márcia e Edninha... e conhecendo bem a seriedade do trabalho de vocês, digo também de boca cheia: parabéns!

    ResponderExcluir