quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O mundo intelectual e o Movimento feminista brasileiro perdeu uma de suas mais importantes referências: morre Heleieth Saffioti

Morreu no dia 13/12/2010 aos 76 anos, a socióloga, professora, pensadora e feminista Heleith Saffioti. A professora Heleieth é uma das mais importantes referências do Movimento Feminista brasileiro, professora de Filosofia há mais de 40 anos, iniciou a docência na UNESP de Araraquara. Buscou compreender os mecanismos de exploração das mulheres no capitalismo, sempre discutindo a relação entre racismo, patriarcado, capitalismo e a situação das mulheres na sociedade. Portanto, é referência nos estudos de gênero.
Publicou muitos livros, entre eles "O poder do macho" (1987), "Gênero, patriarcado e violência" (2004), "A mulher na sociedade de classes" (1970) e inúmeros e incontáveis artigos. Infelizmente não a conheci pessoalmente, mas compartilho de suas idéias e da grande perda que o Brasil teve. Porém, sua contribuição irá, com certeza, continuar a nos inspirar e servir como base para as pesquisas de gênero, feminismo e suas relações com o mundo capitalista. Abaixo, segue alguns links sobre a autora e seu falecimento:

Fundação Perseu Abramo

Araraquara.com

Secretaria Especial de políticas para as mulheres

Abaixo segue o link de um de seus textos:

Texto: Contribuições feministas para o estudo da violência de gênero

Obrigada pela relevante contribuição!
Edna Telles

2 comentários:

  1. Marta Rodrigues da Silva Leal13 de janeiro de 2011 às 10:12

    Oi, querida Edna...
    Sinto-me feliz de participar do seu blog, interessante esta dedicação a favor da educação precisamos de pessoas que tenha este olhar voltado pela melhoria do ensino para nossas crianças, que, é o futuro da nação brasileira. Tenho uma enorme admiração por você estarei sempre aqui, assim que puder.
    Tenha um maravilhoso ano de 2011, muita saúde, força e muitas alegrias...
    Um grande beijo de sua amiga e professora, Marta.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marta, que saudade! Obrigada por prestigiar o blog! Fico muito feliz em saber que a educação brasileira ganhou uma profissional séria e competente como você! Também a admiro. Beijo!

    ResponderExcluir